Caminhada celebra liberdade religiosa

Amanhã é dia de se vestir de branco e ir à rua reforçar a luta contra a intolerância religiosa. Pelo quarto ano consecutivo vai acontecer a caminhada organizada pelo terreiro Ilê Abassá de Ogum, celebrando o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

A saída será às 9 horas de onde fica a Sereia de Itapuã em direção à Lagoa do Abaeté.

A data faz uma homenagm à memória da ialorixa Mãe Gilda, que morreu após ter seus problemas de saúde agravados em razão de ataques intolerantes.
Após ter seu terreiro invadido duas vezes por evangélicos sua fotografia apareceu no jornal Folha Universal da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) com tarja preta nos olhos e ilustrando uma matéria intitulada “Macumbeiros charlatães lesam a vida e o bolso dos clientes”.

Vale lembrar que Mãe Gilda não tinha nada a ver com a matéria e a fotografia era de um manifesto do qual ela havia participado em Salvador.

A batalha dos herdeiros de Mãe Gilda, tendo à frente sua filha e sucessora no Abassá de Ogum, Jaciara Santos foi longa, histórica, mas vitoriosa, com a condenação da Iurd a indenizar a família.

FONTE: Blog Cleidiana Ramos em 20/01/2011

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.