Ato ecumênico refletirá sobre intolerância religiosa


O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, será celebrado em Salvador, com um ato ecumênico no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), às 9h. Na luta contra a intolerância religiosa, participantes de diversas matrizes se encontrarão na Reitoria da universidade para uma manhã de celebração e reflexão sobre o tema.
Autora do Projeto de Lei que instituiu o 21 de janeiro como Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, a ouvidora-geral da Câmara, Olívia Santana (PCdoB), defende a iniciativa e ressalta a importância da celebração. 
"A luta contra a intolerância religiosa é diária. Mas, a demarcação de um dia é também muito importante para que o assunto seja colocadoem discussão. Estadata carrega um enorme simbolismo para aqueles que lutam pela liberdade religiosa". 
A vereadora esclarece que o projeto, que envolve a veiculação da campanha publicitária que pode ser vistas nas ruas e o ato ecumênico, tem como principais objetivos o estabelecimento do diálogo entre as religiões, a promoção do respeito à diversidade religiosa e a liberdade de credo, além da afirmação da laicidade do Estado.
Data relembra morte de Yalorixá baiana
O Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa foi oficializado pela Lei nº 11.635, em 2007. A data homeageia a sacerdodisa Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda. Ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum, em Salvador, Mãe Gilda morreu de enfarte, após ver sua foto publicada no jornal de uma igreja evangélica, acompanhada de texto depreciativo. Semanas antes, o terreiro de Mãe Gilda fora invadido por evangélicos. A igreja, responsável pela publicação do periódico, foi condenada a indenizar a família da ialorixá.
FONTE: Bahia 247 em 17/01/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.