Pernambuco celebra o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa


Programação reúne seminário, apresentação cultural e trabalho em grupo. A iniciativa envolve gestores públicos, religiosos e estudantes
Em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, celebrado no Brasil no próximo sábado (21.01), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, em parceria com o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR, promove, no Teatro Ribeira do Centro de Convenções de Pernambuco, o Seminário de Comunidades Tradicionais de Terreiros. O evento, que acontece das 08h às 13h, reúne gestores públicos, religiosos e estudantes.

Na ocasião, haverá palestra com a ialorixá Mãe Tuca sobre o papel das Mulheres Religiosas na Construção de Políticas Públicas. Além disso, está programada uma apresentação musical com algumas canções em yorubá.  A cantora afro Maria Helena Sampaio interpretará cânticos para a ancestralidade.
Nesta mesma data, outro evento coordenado pela SEDSDH e CEPIR vai movimentar o Centro de Convenções, em Olinda. Trata-se do Encontro Nordestino de Combate a Intolerância Religiosa e Cultura de Paz. Na programação constam duas atividades: grupo de trabalho sobre a intolerância religiosa e cultura de paz e apresentação do Projeto de Cara Comigo na Construção de uma Cultura de Paz – Escola Municipal Monsenhor Fabrício – Olinda. As atividades acontecem das 14h às 18h.

Homenagem - O Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei nº 11.635 de 27 de dezembro de 2007. A data marca a morte de Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum. A líder religiosa morreu, em 21 de janeiro de 2000, numa situação de combate contra a intolerância religiosa, praticada por evangélicos em seu templo, localizado no Abaeté, em Itapuã, na Bahia.


Serviço:

O quê –
 Seminário de Comunidades Tradicionais de Terreiros / Encontro Nordestino de Combate a Intolerância Religiosa e Cultura de Paz.
Quando – Sábado (21.01), das 08h às 13h // 14h às 18h.
Onde – Ambos no Teatro Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco.
FONTE: Governo do Estado de Pernambuco em 17/01/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.