Em 116 países, a liberdade religiosa não é respeitada



O respeito pela liberdade religiosa no mundo continua a diminuir. É o que emerge da XII edição da Relação sobre Liberdade religiosa no mundo, da Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre.

A relação, divulgada anualmente desde 1999, fotografa o grau de respeito à liberdade religiosa em 196 países, analisando as violações prejudiciais aos fiéis de todos os credos e não apenas aos cristãos, os quais, se confirma agora, como o grupo religioso mais perseguido. Minoria oprimida em numerosos países, muitas das terras nas quais os cristãos moram há séculos, se não há milênios, estão hoje tomadas pelo terrorismo.

Redigida por jornalistas, especialistas e estudiosos, a relação examinou o período compreendido entre outubro de 2012 e junho de 2014. Dos 196 países analisados, praticamente em 116 se registra um preocupante desprezo pela liberdade religiosa, quase 60%.

A classificação foi realizada levando em consideração os episódios de violência em relação ao ambiente religioso e indicadores diversos como o direito à conversão, a praticar a fé, a construir espaços de culto e a receber instrução religiosa. 


FONTE: Paoline.org em 04/11/2014

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.