Igreja tem parede pichada por vândalos e fiéis relatam intolerância religiosa

Foto: Pascom/Paróquia Santo Antônio/ Divulgação

A igreja Santo Antônio teve uma das paredes pichadas por vândalos em Gurupi, no sul do estado. Para os fiéis, além de vandalismo a mensagem demonstra um ato de intolerância religiosa.

"Chegamos para celebrar a missa na madrugada de domingo (7) e estava essa pichação. A gente acolheu com sentimento de tristeza porque Gurupi é uma cidade pequena e já ter essas manifestações é triste", lamentou o padre Eudinei da Silva Carneiro Neto.

O padre conta que esta é a segunda vez que a igreja é pichada com frases ofensivas. "A igreja tem alarme e agora vamos ter de colocar câmeras de segurança. Resolvemos não acionar a perícia porque é difícil identificar o autor, pois ninguém viu. Vamos pintar a parede hoje [segunda-feira] pela manhã."

Atos de vandalismo contra templos religiosos têm se tornado cada vez mais comum no Tocantins. Em dezembro de 2016, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e esculturas sacras foram destruídas em uma praça de Palmas. A santa foi restaurada e precisou ganhar um sistema de segurança para evitar novos ataques.

Também houve pichação em uma cruz utilizada em celebrações religiosas em Paraíso do Tocantins. Além disso, existem relatos de assaltos e invasões em igrejas.

"A liberdade é um ponto central no pensamento cristão, mas ela tem que ser reciproca. Eu respeito o outro, mas também merecemos ser respeitado. Não somo contrários a quem pensa diferente, respeitamos diferenças, mas sem afrontar nossos princípios. Precisamos respeitar o diferente e ser respeitados", comentou o padre.

FONTE: Portal G1 em 08/01/2017

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.