Barracão é invadido, depredado e queimado em Nova Iguaçu




Terreiro é alvo de vandalismo em Nova Iguaçu

Por Pedro Zuazo

RIO - Um terreiro de candomblé foi invadido e vandalizado na madrugada desta terça-feira no bairro de Cabuçu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O Centro Espírita Caboclo Pena Branca, que pertence ao sacerdote Sergio Malafaia D'Ogum, foi depredado e teve alguns compartimentos incendiados. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 2h35 e conseguiu conter o avanço das chamas. O caso foi registrado na 56ª DP (Comendador Soares).

De acordo com Malafaia, os vândalos quebraram peças e assentamentos sagrados antes de incendiarem os cômodos. Nas paredes do centro, foram feitas pichações com insultos. "Fora macumbeiros, aqui não é lugar de macumba", diz um trecho da mensagem escrita.

— O centro tinha sofrido um pequeno furto, uma vez, há cinco anos, mas fora isso nunca houve qualquer problema. O que aconteceu hoje foi intolerância mesmo. Tacaram fogo em tudo e ainda deixaram um recado escrito na parede. Não sou o primeiro e não serei o último, mas me causou um desconforto muito grande, porque mexeu no nosso sagrado. Acabou com o terreiro — lamenta Malafaia.

Nos últimos dois anos, pelo menos oito terreiros foram depredados em Nova Iguaçu. Os bairros com o maior número de atos de vandalismo foram Cabuçu e Parque Flora.

FONTE: Jornal O Globo em 08/05/2018

Barracão é invadido, depredado e queimado em Nova Iguaçu

Rio de Janeiro - O Centro Espírita Caboclo Pena Branca (Ilê Axé T’OgumJá Yyá Omim Ypondá), localizado em Nova Iguaçu, foi invadido na madrugada de hoje (8).

Os supostos intolerantes quebraram e incendiaram alguns compartimentos do terreiro. Segundo imagens e depoimentos de Pai Sérgio Malafaia D’Ogun nada foi roubado. A depredação não foi pior porque uma vizinha viu o incêndio e acionou os bombeiros.

Além de todo estrago financeiro, social e religioso, não se sentindo contemplados os intolerantes picharam as paredes com palavras: “fora macumbeiros, aqui não é lugar de macumba”. A denúncia foi encaminhada para registro policial.

FONTE: AGEN Afro em 08/05/2018

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.