Cerca de 30% dos crimes de intolerância registrados em delegacia são contra negros, judeus e nordestinos

Intolerância com relação à cor, raça, etnia e procedência nacional motivaram 28% dos crimes registrados em 2011 na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21) pela delegada titular Margarete Barreto. Ela também afirmou que 66% desses crimes - que equivalem a manifestações de preconceito contra negros, judeus e nordestinos - são insultos verbais.
Outros dados divulgados nesta tarde apontam que 17% dos registros foram motivados por homofobia, 7% tiveram origem religiosa, 11% aconteceram em eventos de futebol e 1% foi cometido por gangues.

Secretaria da Justiça

Também nesta quarta-feira, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania anunciou o início do segundo ano do programa São Paulo Contra o Racismo. De acordo com o órgão, a média de denúncias recebidas pela Coordenação de Políticas para a População Negra Indígena em 2012 já é maior do que a registrada no ano passado. Em 2011, foram feitas 90 denúncias, o que representa uma média de 7,5 por mês. Até esta quarta-feira, foram registradas 34 denúncias, ou seja, uma média de 11,3 por mês.
Do total de 124 denúncias, 42 viraram processos administrativos na comissão especial da secretaria, mas nenhum foi concluído ainda. Em caso de condenação, a pena pode ser desde uma advertência até uma multa de 1.000 Ufeps (Unidade fiscal do Estado de São Paulo), que equivale a mais de R$ 18 mil. Em caso de reincidência, a multa pode ter valor três vezes superior.
A penalização de pessoas jurídicas pode ser também a cassação do alvará de funcionamento, de acordo com a Secretaria.

Agressão por racismo

Dois jovens foram presos, na madrugada do último sábado (17), suspeitos de terem agredido um homem de 43 anos em frente a namorada em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Imagens de câmeras de segurança da Prefeitura de Embu gravaram a ação dos jovens

O crime ocorreu na rua Padre Belchior de Pontes, enquanto a vítima estava com a namorada. A dupla começou a discutir com o homem e o agrediu com diversos golpes na cabeça, até que ele ficou inconsciente. A namorada conseguiu pedir ajuda à policiais militares que estavam na região. Os agentes conseguiram prender os dois rapazes, de 23 e 19 anos, quando eles tentavam fugir do local. 


FONTE: Portal R7 em 21/03/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.