SJDH debate criação de comitê inter-religioso


Representantes de grupos de diálogos inter-religiosos e de pesquisas sobre intolerância religiosa estiveram, na tarde desta quinta-feira (22), reunidos com a diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Tâmara Biolo Soares. A coordenadora da Política da Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, Marga Janete Ströher, participou da reunião na sede da SJDH.
A demanda dos grupos é que exista um espaço, no âmbito do Estado, para a discussão e execução de projetos de combate à intolerância religiosa e promoção da diversidade. Isso se daria na forma de um comitê estadual sobre o tema, nos moldes do comitê nacional criado em novembro de 2011 pela SDH. “Nosso trabalho, por exemplo, se baseia em conhecer e reconhecer o outro, envolvendo conjuntamente fé e justiça”, afirmou José Ivo Follmann, representante do programa Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo, da Unisinos.
De acordo com Tâmara, o Estado tem a intenção de criar um comitê de diálogo inter-religioso. “Já estamos começando a trabalhar esses temas em outros espaços da Secretaria, como as Casas da Juventude, mas essa demanda da sociedade civil é importante e nos impele a pautar o assunto no âmbito do Estado”, afirma a diretora. Uma reunião ampliada, com a participação de mais representantes da sociedade civil, deve ocorrer em abril. 
FONTE: Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos em 22/03/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.