Sagrado e outras parcerias da Globo abrem espaço para a diversidade


Além da parceria no Globo Cidadania, a Globo se une à Fundação Roberto Marinho em outras iniciativas voltadas para a promoção do conhecimento e da cidadania.
Na Globo e no Canal Futura, vai ao ar o Sagrado, série de interprogramas de dois minutos que são exibidos diariamente e discutem temas relacionados ao mundo contemporâneo sob a ótica de diversas religiões. Um incentivo ao diálogo e à convivência sem preconceito, os programas trazem o olhar das igrejas católica e protestante, das religiões afro-brasileiras, do espiritismo, do islamismo, do budismo e do judaísmo.
Em 2011, a série recebeu o Prêmio Camélia da Liberdade, na categoria Imprensa, do CEAP (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas), e foi indicada ao Prêmio Nacional de Direitos Humanos, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.Outra importante fonte de conhecimento na programação é o Telecurso, sistema de educação à distância da FRM que, desde 1978, ajuda brasileiros de todo o país a concluírem o ensino básico, proporcionando também a oportunidade da formação profissionalizante.
No ano passado, o Futura criou pílulas de conteúdo dentro do projeto ‘Alô, Brasil. Aqui Tem Educação!’. Destinadas à prestação de serviços, as peças de um minuto são apresentadas por Serginho Groisman e exibidas no fade (intervalos com espaços livres de exibição) da parabólica da Globo e da Globo Internacional. Ainda em parceria com a Globo, o canal participou ativamente da ‘Semana Global de Empreendedorismo’, promovida em novembro pela ONG Endeavour, para estimular inovação, criatividade e ações empreendedoras.
Também, em 2011, o Futura concluiu a segunda fase do projeto ‘A Cor da Cultura’, presente em 34 municípios de seis Estados, com o objetivo de apoiar o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no Brasil. Uma parceria da Globo e do Futura com a Petrobras, MEC, SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), CIDAN (Centro de Documentação do Artista Negro), Fundação Palmares e TV Brasil, o projeto já formou mais de 3.800 educadores e beneficiou mais de 780 mil alunos.
A Fundação Roberto Marinho em 30 anos de atuação criou modelos e metodologias de transmissão de conhecimento nas áreas ambiental, educacional e cultural que se tornaram referência no País.
O Canal Futura é um projeto social de comunicação, mantido pela iniciativa privada e de interesse público. Gerido pela Fundação Roberto Marinho, tendo a Globo como uma de suas parceiras e mantenedoras, possui duas dimensões: TV com programação atraente e educativa e trabalho de mobilização de comunidades e instituições educacionais e sociais.
FONTE: Globo.com em 22/05/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.