Três em cada dez mexicanos sofrem discriminação religiosa


Estudo realizado pelo Conselho Nacional de Prevenção à Discriminação (Conapred) constatou que de cada dez mexicanos, três sofrem discriminação religiosa.

O Conapred baseou o estudo no resultado da Enquete Nacional sobre Discriminação no México (Enadis), concluído em 2010.

Um dos fatores que concorre para o aumento da discriminação religiosa é o fato de o catolicismo ser apontado como única opção de manifestação de fé no país.

Existe uma grande confusão decorrente da ignorância e desconhecimento em assuntos de fé, que reforça a prática monocultural e religiosa, disse a pastora batista Rebeca Montemayor López, integrante do Centro de Estudos Ecumênicos.

Na Jornada pela Diversidade Religiosa, recentemente hospedada pelo Museu Nacional de Cultura Popular, foi enfatizado que a Igreja Católica tem dificuldade de aceitar a diversidade religiosa que existe no país e não vê discriminação que minorias sofrem por causa da fé.

A reforma da Constituição sobre o tema, que vem desde 1992, não conseguiu estabelecer ainda um clima de convivência e entendimento mútuo entre as religiões. O último Censo de População e Moradia indicou que 82,7% dos mexicanos continuam se identificando como católicos, e 17,3% se apresentam vinculados a outras confissões e religiões.

FONTE: CPAD News em 18/06/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.