Fórum de Liberdade Religiosa será realizado em Brasília

Brasília sediará no dia 29 de novembro o Fórum de Liberdade Religiosa com a participação do Dr. John Graz, Secretário Geral da International Religious Liberty Association (IRLA), Dr. Luigi Braga, Diretor Jurídico da Igreja Adventista do Sétimo Dia para América do Sul e da Exma. Ministra Profa. Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.


Brasília sediará no próximo dia 29 deste mês, o Fórum de Liberdade Religiosa promovido pela IRLA - sigla americana para descrever a Associação Internacional de Liberdade Religiosa, fundada em 1893 por líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia que após a II guerra mundial passou a abrigar as mais diversas correntes religiosas, pelo caráter não confessional presente em seus estatutos, tendo hoje sucursais em todos os continentes do planeta e desde então tem defendido a liberdade religiosa. A missão da IRLA além de defender, é proteger e promover a liberdade religiosa para todas as pessoas em todos os lugares e seu propósito é universal e não-sectário.

O evento contará com a presença do Exmo. Dr. John Graz, Secretário Geral da "International Religious Liberty Association" (IRLA) que discorrerá sobre o tema “Como Responder aos Novos Desafios à Liberdade Religiosa no Mundo”. Estão previstas as participações do Dr. Luigi Braga, Diretor Jurídico da Igreja Adventista do Sétimo Dia para América do Sul, que abordará o aspecto no âmbito nacional com o tema “Liberdade Religiosa no Brasil”, a Exma. Ministra Profa. Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a advogada Damaris Kuo, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SP, e o advogado Bernardo Pablo Sukiennik, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/DF.

Diversos seminários tem sido promovidos no Brasil para discutir a liberdade religiosa e a responsabilidade do cristão na sociedade, com a finalidade de promover uma melhor compreensão da relevância da liberdade religiosa e de sua abrangência no contexto mundial.

Estudo divulgado nesse ano indica que as restrições à liberdade religiosa entre meados de 2009 e meados de 2010 cresceram de maneira geral, inclusive em países ocidentais que tradicionalmente impõem poucos limites à prática da fé. De acordo com o estudo da Pew Research Center, três quartos das sete bilhões de pessoas que habitam o mundo vivem em países com grandes restrições governamentais religiosas ou com grandes hostilidades sociais relacionadas à religião. Houve um aumento de 5% em relação ao ano anterior. “Nossa ideia é justamente a de discutir essa temática no Brasil e na América do Sul, por isso estamos reunindo especialistas e pretendemos concluir o Fórum com um documento que será entregue à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência do Brasil”, explica Edson Rosa, secretário da IRLA para a América do Sul.


A IRLA foi um dos organismos internacionais de vital importância na defesa da causa do pastor iraniano Youcef Nardhakani e na ocasião o Dr. John Graz elogiou o Pastor Nadarkhani, dizendo que sua situação "reflete a realidade de milhões de pessoas em todo o mundo, que também estão sujeitos a graves violações dos direitos humanos básicos, e que temem por suas vidas pela fé que professam".

 Fórum de Liberdade Religiosa

Dia: 29 de Novembro

Hora:19:30h

Local: Auditório do IESB, SGAS, L2, Quadras 613/614, Lotes 97/98, Asa Sul, Brasília.

FONTE: Blog Fé em Jesus

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.