Terreiro celebra 35 anos da iniciação religosa do seu líder

O terreiro Unzó Mameto Bambuerecema, também conhecido como Terreiro de Santa Bárbara, localizado em Lauro de Freitas, está em festa. 
No próximo sábado (29), a partir das 19h30, o templo celebra os 35 anos de iniciação religiosa do seu líder: o tata de inquice, Valdemir Melo.
Filho religioso de Mãe Kaloyá de Portão, que foi uma das importantes sacerdotisas do candomblé em Lauro de Freitas, Pai Valdemir quer celebrar com uma grande festa sua alegria por mais um importante passo em sua trajetória religosa.
“Estou muito feliz e realizado. Entrei no candomblé muito jovem e até hoje dou continuidade ao meu trabalho de culto aos inquices, aos caboclos e encantados. Esta é a minha religião pela qual tenho o maior respeito e cuidado”, diz o sacerdote.
Pai Valdemir é consagrado à inquice Bamburecema, que rege o fogo, o raio, ventos e tempestades. Inquice é o termo de referência às divindades no candomblé angola. O terreiro liderado pelo sacerdote foi fundado há 28 anos.
Além das festas para o inquice, o terreiro é conhecido pela celebração a Tempo, em agosto, ao caboclo Sultão das Matas da Aldeia Jiquiriçá, que acontece em setembro, e também pelo Presente para Dandalunda, divindade das águas doces, realizado em maio.
O presente costuma sair de Lauro de Freitas, em direção ao Abaeté, acompanhado por uma comitiva formada por seis ônibus, o que o faz um dos mais conhecidos do município. A festa do sábado é pública. O terreiro fica na Rua Araqui, 22, em Lauro de Freitas .

FONTE: A tarde em 27/03/2014

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.