Cerimônia com judeus marca liberdade religiosa

Um encontro entre 40 jovens judeus e o governador Jaques Wagner marcou, na tarde desta quinta-feira, 24, a comemoração aos 370 anos de liberdade religiosa no Brasil. A celebração simbólica aconteceu no prédio da Governadoria do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Além do governador, estiveram presentes na ocasião o Rabino David Weitman, chefe da Sinagoga Beit Yacov da Congregação e Beneficência Sefaradi Paulista, e o Rabino Yisrael Bukiet, representante da comunidade judaica do estado.
Durante o encontro, a história do judaísmo na Bahia foi relembrada. Os jovens também presentearam o governador, - que faz parte da comunidade judaica - com um livro de manuscritos encontrados desde a chegada dos primeiros Rabinos ao país.
"É importante reconstruir a história dessa religião aqui na Bahia. É um motivo de orgulho recebê-los como governador, e como judeu" disse Jaques Wagner. "Hoje, o Brasil é um país tolerante quanto às manifestações religiosas. A Bahia é um grande exemplo", afirmou o Rabino David Weitman.
Os jovens fazem parte do grupo paulista Alicerces, que reúne judeus entre 20 e 30 anos de todo o Brasil. O objetivo do grupo é estudar a fundo a história judaica no país, e manter o estreitamento com suas origens.
Deborah Erdman, 22 anos, é coordenadora do grupo e enfatizou a importância de conhecer as raízes históricas da religião. "Os judeus são muito ligados às tradições. Acreditamos que quanto mais nos aproximamos do nosso passado, podemos construir um presente e um futuro mais sólidos", disse.
O engenheiro mecânico Ariel Gandelman, 23, faz parte do grupo desde 2011. "O Alicerces ajuda na minha formação identitária. Além de conhecer a fundo a história da minha religião, tenho um melhor entendimento do mundo".

FONTE: Portal A Tarde em 24/07/2010

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.