Goiânia pode ter Comitê da Diversidade Religiosa

A Assessoria para Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia promoveu, na manhã de ontem, uma reunião para tratar da criação de um Comitê de Diversidade Religiosa em âmbito municipal. A reunião, que ocorreu no Paço Municipal, foi coordenada pelo assessor especial para Direitos Humanos, José Eduardo da Silva, e teve a participação do membro titular do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Elianildo Nascimento.
Foram convidados a participar das discussões representantes das diversas vertentes religiosas e da sociedade civil. Entre os participantes estavam representantes da Federação Espírita do Estado de Goiás e da organização não governamental internacional Iniciativa das Religiões Unidas (URI Goiás), além de servidores da Secretaria Municipal de Educação ligados a projetos voltados para a educação da paz.
A reunião foi uma das primeiras articulações para a criação de um Comitê da Diversidade Religiosa, no município de Goiânia. Conforme o representante do Comitê Nacional, já existem comitês estruturados em outros Estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, e em fase de estruturação, como Espírito Santo, Distrito Federal e Tocantins.
De acordo com Elinalido Nascimento, os comitês congregam representantes do governo e da sociedade civil ligados aos direitos humanos para ações em defesa do respeito à diversidade religiosa, combate à intolerância e a favor da laicidade do Estado. “Temos visto, no Brasil, muitos problemas de violência ligados à intolerância religiosa e precisamos de ações que protejam a diversidade”, observou Elianildo.
O assessor especial para Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia, José Eduardo da Silva, reforçou a importância dessa discussão em âmbito municipal e observou que ela será integrada às discussões, promovidas em dezembro, durante a Conferência Municipal de Direitos Humanos, em Goiânia. “Estamos ampliando o diálogo com a cidade civil, como nos solicitou o prefeito Paulo Garcia”, destacou.

FONTE: Diário da Manhã em 18/07/2014


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.