Novo Relatório Anual da USCIRF destaca aumento da intolerância religiosa e de crises humanitárias



Parceira internacional da ANAJURE, a Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos (United States Comission on International Religious Freedom – USCIRF) mostrou em seu 16º relatório anual, lançado em abril deste ano, o aumento de crises humanitárias no mundo e relatou violações de liberdade religiosa em 33 países, fazendo recomendações e avaliando a implementação Lei de Liberdade Religiosa Internacional (International Religious Freedom Act of 1998), que tem como objetivo a promoção da liberdade religiosa como parte da política externa norte-americana, bem como defender indivíduos perseguidos por questões religiosas em países estrangeiros.

O mundo tem assistido a onda de horror do grupo Estado Islâmico (ISIS) no Iraque e na Síria, contra cristãos, yazidis, xiitas e sunitas, assim como outras minorias que ousaram se opor às suas visões extremistas, o que vem causando grande crise humanitária no Oriente Médio, como resultado do deslocamento de milhares de refugiados que são forçados a deixar suas casas e buscam novas alternativas de vida em outros países.

Na Nigéria, o grupo terrorista Boko Haram permanece perseguindo minorias religiosas, sobretudo os cristãos, agindo com assassinatos em massa nas igrejas e sequestros de crianças em escolas. Em Myanmar, devido à guera civil, 140 mil muçulmanos Rohingya e pelo menos 100 mil cristãos, em grande parte do Estado de Kachin, continuam saindo do país, em navegações de alto risco no mar mediterrâneo rumo à Europa, onde buscam status de refugiados. Na República Centro-Africano, a limpeza étnica de muçulmanos e violência sectária também continua.

"Essas crises humanitárias são causadas em grande parte por ondas de terror, intimidação e violência que aumentaram também em um número significante de países se comparado ao relatório do ano passado", disse a Presidente da USCIRF, Drª. Katrina Lantos Swett. “O pleno reconhecimento da liberdade religiosa é uma garantia fundamental da segurança, a segurança e a sobrevivência do perseguido e vulnerável.”,acrescentou.

Este ano, a República Centro-Africana apareceu pela primeira vez na lista de "Países de Preocupação Específica" (Country of Particular Concern” – CPC) do relatório da USCIRF. Os demais países dessa lista são: Egito, Iraque, Nigéria, Paquistão, Síria, Tajiquistão e Vietnã. Também há destaque para o aumento da perseguição por intolerância religiosa em Cuba, Turquia, Malásia e Rússia.

A USCIRF recomenda ainda que sejam tomadas medidas adicionais para promoção da liberdade religiosa na Birmânia, China, Eritreia, Coreia do Norte, Arábia Saudita, Sudão, Turquemenistão e Uzbequistão.

Veja o relatório completo em inglês neste link

FONTE: ANAJURE em 03/06/2015

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.